top of page
Recent Posts
Featured Posts

Comissão Organizadora se reúne para avaliar o Festival de Artes e sinalizar objetivos para 2016

  • Foto do escritor: festivaldeartesiftm
    festivaldeartesiftm
  • 23 de nov. de 2015
  • 4 min de leitura

Imediatamente após o fechamento do Festival de Artes 2015, no dia 19/11, a Comissão Organizadora do Festival de Artes se reuniu para tratar de assuntos relacionados aos encaminhamentos finais de organização, bem como realizar uma avaliação da 1ª edição do Festival.

Para a Comissão Organizadora o Festival atingiu seu objetivo ao propor continuamente a reflexão do papel da Arte e da Cultura nos Institutos Federais, bem como a inserção de cursos no programa pedagógico da instituição.

Os membros da Comissão concluiram ainda que a ocupação dos diversos espaços do Campus com diferentes linguagens artísticas foi uma importante característica do Festival, bem como a multiplicidade de atividades da programação.

Os desafios para a continuidade do Festival nos próximos anos foram apresentados, em especial a necessidade de driblar a dificuldade do pouco espaço físico para participação simultânea dos alunos, servidores e comunidade em geral. A dificuldade de garantir a participação de todos os alunos nas atividades foi apresentada como o maior desafio para as próximas edições, considerando o tamanho do auditório e dos outros espaços existentes no Campus.

Para ouvir alunos, técnicos administrativos, professores, comunidade, artistas e agentes culturais que participaram do Festival, a Comissão disponibiliza um formulário virtual para colher reflexões críticas construtivas e sugestões para 2016.

Formulário de Avaliação: http://goo.gl/forms/qPHmUuMrM6

Um relatório final do Festival contendo o projeto inicial, os custos orçamentários, as ações realizadas, avaliação final e fotos, será entregue à Direção Geral do Campus e à Coordenação de Extensão.

Durante os 03 dias de intensas atividades a programação contou com: 09 apresentações cênicas de grupos de BH, Uberlândia, Ituiutaba. 08 apresentações musicais (alunos do IFTM, do Conservatório e bandas da cidade). 01 exposição de pintura (com 2 pintores-alunos) 01 exposição de fotografia (19 fotógrafos, dentre alunos, professores, comunidade em geral da cidade) 01 exposição de escultura (01 artista-professor da rede estadual) 01 exposição de desenhos (01artista-aluno) 01 apresentação da tradição cultural do Congado (Grupo do CAIC). 01 debate sobre a Arte nos IFs (com representante do Ministério da Cultura e do IFG). 01 cine-debate (com Profa. Lílian e Prof. Guilherme) 01 Café com Letras (edição especial) 05 momentos de Palco Livre (apresentações de alunos, professores e comunidade em geral). 06 oficinas artísticas de formação (para alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade e geral).

Participação externa: Dentre os convidados que estiveram presentes no Campus imersos nas atividades destacamos as presenças: Secretaria Municipal de Educação, Professores do IFTM Campus Uberlândia Centro e Campus Uberlândia Fazenda, Pró-reitor de Extensão do IFG, Coordenador de Territórios Criativos do Ministério da Cultura, Professor do IFSP Campus Hortolândia, alunos da UFU, alunos do Conservatório Estadual de Música, mães e pais de alunos do IFTM, alunos e professores da rede estadual e municipal de ensino dentre pessoas da comunidade que assistiram entrevista na TV sobre o Festival e foram ao Campus assistir as apresentações, além de artistas de Ituiutaba e dos grupos que se apresentaram.

A Comissão Organizadora agradece:

A todos os professores, alunos e técnicos administrativos que participaram da Comissão Organizadora e agarraram o Festival com imensa alegria e disposição: Michele, Inaê, Carol, Flávio, Patrícia, Lílian, Guilherme, Karlus, Ednéia, Fernanda Oliveira, Maicon, Eduardo, Diego, Mayra, José Umberto, Jales, Adrielle, Samuel, Genivan. Todos os membros contribuíram ativamente, cada um do seu modo, tendo estado ausente por completo dos trabalhos da Comissão a indiferença em relação à construção coletiva. Foi um trabalho lindo e de companheirismo na Comissão.

Agradece à Direção Geral do Campus que desde o primeiro diálogo apoiou integralmente a realização do Festival de Artes, bem como durante o processo de organização não mediu esforços para viabilizar o atendimento às diversas demandas. Na oportunidade agradecemos à Secretária da Direção, Ana Paula, pela disponibilidade e atenção com as muitas demandas.

Agradece à Direção Administrativa e aos técnicos administrativos que contribuíram com eficiência e atenção nos encaminhamentos dos processos de contratação e compras, bem como a equipe do almoxarifado sempre muito atenciosa e solícita, e à Prefeitura de Campus. Destacamos ainda nossos agradecimentos e satisfação pela participação dos técnicos administrativos que em maioria se licenciaram por alguns minutos das suas tantas atividades e participaram das atividades do Festival.

Agradecemos aos professores que dentro das suas possibilidades, liberaram e acompanharam os alunos nas atividades do Festival, bem como estiveram presentes também em horários para além da sala de aula, prestigiando, apoiando e colaborando.

Agradece aos alunos, Jales Júnior que criou a arte visual do Festival, e, José Umberto Silva, que fotografou brilhantemente todos os momentos do Festival.

Agradece às funcionárias e aos funcionários da equipe de limpeza e manutenção: Zildair e as demais colegas que diariamente mantém o Campus limpo e conservado. Ao Neto e ao colega do serviço de manutenção que nos auxiliou com o transporte de painéis, mesas, caixotes e disponibilização de estrutura. Ao Charles, motorista, que durante todos os dias fez o transporte dos convidados com atenção e prudência. Às meninas e aos meninos da vigilância que auxiliaram na guarda das obras expostas e equipamentos utilizados. À Dona Silvia e colega do setor de reprografia pela compreensão no atendimento dos pedidos.

Agradece à Dona Neusa que viabilizou com atenção e carinho as refeições de alguns dos convidados: as crianças do Grupo de Congo do CAIC e os artistas da Trupe de Truões de Uberlândia.

Agradece à toda a comunidade do IFTM que recebeu de braços abertos o Festival de Artes, que a partir de agora, portanto, se insere permanente no calendário do Campus enquanto uma realização anual.

Agradece a todos os artistas e agentes culturais que se prontificaram a construir conosco esse Festival.

Agradece às instituições parceiras que apoiaram e colaboraram com a realização do Festival: Conservatório Estadual de Música; CAIC; Congo Filhos da Luz; Congo da Libertação; Ministério da Cultura e Instituto Federal de Goiás (IFG).


 
 
 

Comentarios


bottom of page