
Saiba o que será realizado em cada Oficina







Experimentação em contato improvisação
O Contato Improvisação surgiu dentro do contexto de contracultura estadunidense (anos 70) e teve como princÃpio o questionamento do corpo e suas relações, visando o não virtuosismo da dança, ou seja, partindo da premissa de que toda e qualquer pessoa pode dançar e se autoconhecer. A oficina propõe a introdução à essa linguagem: pensar e sentir a relação de peso e contra-peso, experienciar o corpo sozinho e em relação à outros corpos, descobrindo as possibilidades de diálogo entre as subjetividades.
Vestimenta: roupas leves e confortáveis
Vagas: 20
Coordenadora: Nathane Nathânia - Graduanda em Artes Cênicas - UFOP. Atualmente integra os grupos de pesquisa Anticorpos - investigações em dança e MediaLab Caixa Preta (UFOP) e ex aluna do IFTM.
Expressividade Cênica e Dança
A oficina consiste em técnicas teatrais e jogos cênicos em grupo, moldando formas com o corpo em expressividade utilizadas tanto no teatro quanto na dança, composto por ritmo, forma e movimento, e ao fim teremos formado uma curta apresentação com os componentes trabalhados.
Vestimenta: Roupas leves (de academia)
Vagas: 10
Coordenador: Antonio Lucas Alma. Nascido em Ituiutaba, atua na área teatral e cultural desde os 20 anos de idade, já tendo participado de diversos espetáculos seja na área técnica atuação e direção, durante cincos anos residiu em Salvador onde estudou no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes Pela UFBA, atualmente atua nos campos de arte circenses, expressão corporal, artes visuais e produção de eventos culturais.
Percussão
A Oficina de Percussão da Associação Afro-brasileira Congo da Libertação é uma iniciativa de ir à s escolas realizar oficinas como atividades extracurriculares que promovam a sensibilidade musical nos alunos com o intuito de resgatar a música de matriz africana como forma de promoção e inserção de crianças, adolescentes e jovens na iniciação musical de percussão, ensinando a prática rÃtmica que varia do congado ao samba; podendo assim, desenvolver, junto aos alunos das oficinas, através da prática da percussão, tanto as habilidades especÃficas para o seu manuseio, como o gosto pelo instrumento, o conhecimento das suas possibilidades de expressão musical e o acesso a músicas dos mais variados estilos e gêneros musicais, a partir da valorização da performance musical, bem como, as habilidades técnicas, interpretativas, de crÃtica, compreensão, análise e leitura/escrita musical dos alunos participantes da Oficina, em atividades que integrem experiências de execução, composição/criação e apreciação musical.
Vagas: 30
Coordenador: ONG Congo da Libertação
Noções Básicas para caracterização cênica
A proposta da oficina é ensinar técnicas de caracterização teatral, ou seja, através de recursos de linguagem cênica, como a MAQUIAGEM e ADEREÇOS que conferem ao ATOR as caracterÃsticas do PERSONAGEM.
Material: maquiagens, demaquilantes e algodão.
Vagas: 20
Coordenadora: Luana Júlia - Graduanda no curso de Teatro - UFU. Atriz e produtora da Cia. de teatro e dança Acazô e ex aluna do IFTM.
Dança de Salão
Aprender técnicas de algumas modalidades da Dança de Salão, como o samba, forró, salsa.
Vestimenta: roupas leves e confortáveis para o movimento corporal.
Vagas: 30
Coordenador: Prof. Everson Araújo - Proprietário da Escola de danças Éverson Araújo com objetivo de difundir a dança como forma de entretenimento e bem estar social.Ministra aulas de dança de salão no Espaço Cultural e aulas de Zumba no Leão XIII. E a 4 anos aulas de dança de salão e Lambaerobica em dois projetos de extensão da UFU-FACIP / Ituiutaba. Recentemente participou do congresso Baila Triângulo em Uberaba.
Desenhos de caricaturas
Com traços simples e fáceis o desenhista Arth Silva irá ensinar técnicas (ou macetes) sobre o desenho, mostrando aos alunos que basta apenas saber fazer Bolinha + um quadrado + um triangulo pra conseguir desenhar qualquer qualquer coisa do mundo.
Material: Lápis e borracha.
Vagas: 30
Coordenador: Arth Silva
Pensar as imagens entre linguagens e narrativas
"A Oficina Pensar as imagens entre linguagens e narrativas procura refletir sobre o status da "imagem" na atualidade. Neste sentido, buscamos compreender a relação que a imagem estabelece junto ao cotidiano das pessoas do ponto de vista da experiência. Assim, importa-nos discutir como essas imagens representam e são representadas e, a partir dessa conjuntura, interpretarmos as (des)continuidades do real".
Material: para o segundo dia, um pendrive.
Vagas: 20
Coordenador: Prof. Gilmar Alexandre. Graduado em História pela pela Universidade Federal de Uberlândia em 2005 e Mestre em História também pela Universidade Federal de Uberlândia (2006-2008). Tem como áreas de pesquisa a História e o Cinema Brasileiro. Concluiu o Doutorado em História pela Universidade Federal de Uberlândia em setembro de 2013, tendo como horizontes de pesquisa a História, o Cinema e a Literatura Brasileira.





